Realidades Paralelas

Friday, October 01, 2004

Ordem !

Hora de começar a por ordem nesta birosca. Comecei falando sobre processamento paralelo, a coisa se desviou para alguns artigos sobre linguagens de programação, e aqui estamos. As aulas começam em duas semanas, mas só na quarta eu saberei quais serão as disciplinas. Meu programa de pesquisa pessoal não precisa depender disso.

A área de pesquisa é processamento paralelo. Ainda não sei em que tópico, exatamente. A minha idéia é desenvolver um trabalho na área de processamento paralelo, de preferência relacionado a linguagens de programação. Ainda não sei se será algo teórico ou aplicado, embora a ênfase em um lado não exclua o outro. O que eu preciso fazer, em termos gerais:

  1. estudar a teoria da concorrência e computação paralela
  2. estudar a teoria e aspectos práticos das linguagens de programação
  3. procurar um problema interessante e relevante para resolver na área de processamento paralelo; isso pode ou não já envolver linguagens de programação
  4. buscar uma solução para o problema; a solução poderá ser no nível das linguagens e usar métodos e técnicas da área
Por que estudar a teoria das linguagens de programação ? Porque é um objetivo relacionar minha dissertação com essa área; estudando a teoria eu vou saber que soluções e técnicas estão disponíveis, e onde ir para saber mais sobre elas.

Os passos 1 e 2 são para construir a fundação, e o 3 e 4 para "executar" o plano em si. Em seguida vou detalhar melhor o que eu já tenho planejado, principalente para os passos 1 e 2.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home