Realidades Paralelas

Thursday, May 05, 2005

Gerando texto

Na última parte da disciplina de Métodos Matemáticos, estudamos processos aleatórios e técnicas relacionadas à teoria das probabilidades. As tarefas foram preparar seminários demonstrando aplicações dos tipos de processos aleatórios estudados.

Para demonstrar cadeias de Markov, eu escolhi uma aplicação na geração de textos aleatórios. É algo que eu vi há algum tempo e achei interessante, mas não sabia como funcionava; quando estudei sobre o assunto juntei as idéias e pensei nisso: fazer um programa que gera textos, a partir de um outro texto que serve de base.

É como aquela história, junte alguns macacos digitando aleatoriamente e, dado tempo suficiente, devem surgir até as obras completas de Shakespeare :) Aliás, os macacos fariam toda a Biblioteca de Babel, mas isto é outra história.

Enfim, para quem se interessar, aqui está a apresentação (PDF, PPT) e o programa utilizado.

Um exemplo de texto gerado com base em Dom Casmurro, de Machado de Assis, está neste post do outro blog.

1 Comments:

  • Você acabou com as minhas esperanças de que eu não evoluí de macacos

    * Palavras bobas à parte, já ouvi falar desse método e tô começando a achar que meu trabalho de construir textos está cada dia mais retrógrado (rs).

    By Blogger Carola Coralina, at 5:33 AM  

Post a Comment

<< Home