Realidades Paralelas

Thursday, November 24, 2005

Ubuntu, controle de versão e afins

Uma nota mais administrativa, mas enfim.

Finalmente, após muito planejamento, substituí o servidor que cuidava aqui da sala da pós-graduação. É um Pentium II meio antigo, que estava rodando Windows XP muito mal, cheio de problemas e que caía constantemente. Instalei o Ubuntu 5.10, só o sistema básico para funcionar como servidor. Aproveitei e coloquei Apache, Zope, cvs e darcs, só por enquanto. Pensei em instalar Ruby on Rails também, para brincar um pouco, mas deixei para depois.

Instalar sistemas de controle de versão era importante. Estou trabalhando atualmente em 4 máquinas diferentes, e às vezes é complicado saber onde está a versão mais nova de algum programa ou texto (será que a versão mais nova está no pendrive? ou esqueci de copiar?). Primeiro instalei o darcs que é um novo concorrente na praça, feito em Haskell e muito elogiado por aí pela sua teoria dos patches. Instalei o cvs depois porque achei mais prático para outros alunos aqui que queiram usar controle de versão, já que é um sistema mais antigo, tem integração com Eclipse, ferramentas GUI interessantes como o TortoiseCVS e por aí vai.

Também coloquei o ubuntu rodando em mais duas máquinas aqui (sendo uma para meu uso). Até agora tudo muito bem, e sem dúvida ele é infinitamente mais prático de instalar que o Gentoo. A única experiência traumática parece ser fazer um dist-upgrade, coisa que ainda não tentei. No geral, é uma das distros linux que eu mais recomendo hoje em dia, uma que tem o poder da Debian mas muito mais facil de usar.

Sobre o darcs, comecei a usar já e estou mantendo alguns projetos com ele. Depois eu comento sobre minhas experiências.

1 Comments:

  • Coincidentemente, também estou usando o darcs para gerenciar alguns projetos [um port de um SO para MIPS e o GXemul com certos patches]. Até agora, tive uma ótima experiência com ele, e o vejo como um sistema de controle de versões que realmente merece o nome. Mas ainda preciso conhecer melhor os recursos dele, antes de comentar mais detalhadamente.

    Isso também me lembrou a pesquisa que fiz sobre sistemas de controle de versão, antes de escolher o darcs. Acho que dá pra fazer um bom post sobre o tema. :)

    E é isso.

    By Blogger Leonardo L., at 12:50 PM  

Post a Comment

<< Home