Realidades Paralelas

Saturday, August 14, 2004

Paralelismo e o cérebro humano

No cérebro temos dezenas de bilhões de neurônios, e eles operam paralelamente. Os sinais são transmitidos em cadeias de neurônios, mas isso acontece em várias cadeias ao mesmo tempo.

A analogia com processadores paralelos é óbvia, e também nada nova. O projetista da connection machine, Daniel Hillis, pensou em criar uma máquina que funcionasse de forma similar à mente humana. Tanto que o nome da empresa que ele fundou era Thinking Machines Corporation, e até hoje fala-se da connection machine relacionada à Inteligência Artificial. Paralelismo massivo para simular o processamento realizado pelo cérebro.

O interessante, ao meu ver, é que apesar do cérebro, fisiologicamente, funcionar de maneira paralela, nosso pensamento se aproxima mais de algo sequencial. Não é linear, em geral, mas só conseguimos pensar em uma coisa de cada vez, mesmo que numa sucessão tão rápida que às vezes nem lembramos de tudo. O processamento sequencial faz parte de como pensamos.

O que isso implica para as pessoas que querem construir sistemas paralelos/concorrentes ? E será possível ter paralelismo nas camadas inferiores, mas um modelo sequencial na superfície (que é mais fácil de entender, portanto), de forma similar ao cérebro ?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home