Resenhas
Escrevi duas resenhas na Amazon.com, estão nas páginas dos respectivos livros:
Também por motivos de qualidade da tradução e diagramação eu vendi o meu exemplar nacional do Essentials of Programming Languages e comprei o importado. Bem melhor. Já o Organização e Projeto de Computadores: A Interface-Hardware Software eu comprei traduzido mesmo. Apesar de alguns deslizes e de não ser colorido (o original é preto, cinza e azul), a versão brasileira é muito boa.
Ainda sobre livros, tá faltando ou eu não encontrei um que seria "Assembly Intel x86 Moderno para Escritores de Compiladores". Todos os livros de assembly que eu vi têm alguma falha: ou são superficiais demais, ou são livros-texto e incluem até a parte 16 bits, ou usam uma notação maluca (o AoA de Randall Hyde) ou etc. Livros até sobre como gerar código para a JVM e o CLR .NET, mas não para a plataforma mais usada na atualidade. Que por sinal também é uma das mais complicadas para gerar código. O jeito por enquanto é ficar com os manuais da Intel e AMD.
E a AMD agora só tem no site os manuais da arquitetura AMD64. 32 bits morreu por eles. Bom, vou parar de reclamar.
- Programming Language Pragmatics
- Modern Compiler Design (por aqui traduzido com o título "Projeto Moderno de Compiladores")
Também por motivos de qualidade da tradução e diagramação eu vendi o meu exemplar nacional do Essentials of Programming Languages e comprei o importado. Bem melhor. Já o Organização e Projeto de Computadores: A Interface-Hardware Software eu comprei traduzido mesmo. Apesar de alguns deslizes e de não ser colorido (o original é preto, cinza e azul), a versão brasileira é muito boa.
Ainda sobre livros, tá faltando ou eu não encontrei um que seria "Assembly Intel x86 Moderno para Escritores de Compiladores". Todos os livros de assembly que eu vi têm alguma falha: ou são superficiais demais, ou são livros-texto e incluem até a parte 16 bits, ou usam uma notação maluca (o AoA de Randall Hyde) ou etc. Livros até sobre como gerar código para a JVM e o CLR .NET, mas não para a plataforma mais usada na atualidade. Que por sinal também é uma das mais complicadas para gerar código. O jeito por enquanto é ficar com os manuais da Intel e AMD.
E a AMD agora só tem no site os manuais da arquitetura AMD64. 32 bits morreu por eles. Bom, vou parar de reclamar.
1 Comments:
32bits morreu lá né!? Porque aqui ainda ta longe de morrer. Não que eu queira reclamar do meu país, mas as coisas aqui chegam mais tarde e duram até mais tarde também. Vi um cara que foi pra o GDC falando que a sony ainda estava planejando estratégias para o PS2 aqui no Brasil, enquanto planejava estratégias para PS3 no resto do mundo. Ô Lugar difícil de acontecer. O dinheiro é mesmo o canal físico por onde a "globalização" acontece. Internet é apenas o meio por onde tomamos conhecimento das coisas que não temos acesso. Acho que fui um pouco radical. :-)
By Vinicius de Melo Rocha, at 5:48 PM
Post a Comment
<< Home